A Novabrita Britadora Nova Serrana opera na produção de agregados para construção civil, pavimentações asfálticas e de concreto. Situada no Capão de Baixo, distrito do município mineiro de Nova Serrana, a dois quilômetros da BR 262.
Suas atividades são dedicadas à exploração da pedreira, com capacidade para atender, com qualidade, o mercado da construção civil e rodoviário de toda a região.
É uma operação subdividida nas seguintes etapas: perfuração da rocha, desmonte primário, desmonte secundário, carga e transporte da rocha.
Perfuração da rocha: as operações de produção de agregados (que têm como matéria prima das minas o granito gnaisse) são iniciadas com a utilização de perfuratrizes hidráulicas de última geração, que faz furos de 100 mm diâmetro e 16 m de profundidade.
Desmonte primário: os furos são, posteriormente, carregados com explosivos tipo “emulsão”, ligados por dispositivos detonadores “não elétricos” e, então, a detonação da rocha é executada. Os explosivos são devidamente licenciados e fiscalizados pelos órgãos competentes e manuseados por funcionários habilitados.
Desmonte secundário: feito o desmonte primário, alguns fragmentos de rocha podem estar acima do tamanho ideal para se iniciar o procedimento da britagem. Esses fragmentos sofrem mais uma etapa de fragmentação chamada de desmonte secundário.
Carregamento e transporte: com o material no tamanho adequado, inicia-se o carregamento do mesmo, utilizando escavadeiras hidráulicas de última geração que carregam os caminhões fora de estrada com o material detonado, seguindo para a instalação de britagem.
A britagem primária do material vindo da mina reduz rochas de até 1000 mm de diâmetro para um tamanho de até 75 mm.
As etapas seguintes são peneiramento, rebritagem secundária, rebritagem terciária e rebritagem quaternária. Nessas fases são utilizadas peneiras vibratórias e rebritadores.
Após a britagem e os estágios subsequentes, inicia-se o processo de classificação da pedra em diversos subprodutos:
Esse ciclo se dá por meio de britadores primários e secundários, peneiras vibratórias, balanças eletrônicas e correias transportadoras que levam os materiais diretamente aos seus locais de estocagem. Este sistema propicia uma eficiente e eficaz gestão de qualidade dos produtos.
Os materiais produzidos são estocados em pilhas para posterior carregamento de caminhões dos clientes e pesagem em balança rodoviária.